Está aposentado e quer morar em Portugal?

Morar em Portugal aposentado é um sonho mais que possível. Seja para quem já é aposentado ou quem está fazendo planos para o futuro próximo, preparamos esse material para ajudá-lo a entender melhor como se mudar para Portugal após se aposentar.

Para poder viver em Portugal quando estiver aposentado, é preciso ter rendimentos de aposentadoria compatíveis com a renda exigida em Portugal, ou seja, é preciso comprovar que possui rendimentos de pelo menos um salário-mínimo português (705€ em 2022). Além disso, é preciso apresentar os documentos que comprovem a aposentadoria para se enquadrar na categoria D7 de visto.

O processo é o seguinte:

1º O primeiro passo para morar em Portugal aposentado é ter a certeza e amadurecer a ideia. Conhecer e passear por Portugal pelo menos uma vez antes de se mudar faz muita diferença antes da mudança.
2º O segundo passo para a mudança é solicitar o visto de aposentado. Esse visto é dedicado especialmente para quem vive de aposentadoria.
3º O terceiro passo é escolher a cidade e planejar a mudança.
4º Instalado no país, o quarto passo é solicitar a Autorização de Residência. Esse é o documento que permitirá viver regularmente em Portugal.

Como conseguir visto de aposentado para Portugal?

O visto D7 permite que os aposentados ou titulares de rendimentos morem em terras lusitanas legalmente.

Os documentos necessários para solicitar o visto para aposentados em Portugal são:

  • Formulário de solicitação de visto preenchido e assinado;
  • 2 fotos 3×4 coloridas;
  • Original e xerox do passaporte com validade de três meses após a data de regresso;
  • Seguro de viagem válido por um ano. Faça a cotação do seu seguroaqui;
  • Certificado de antecedentes criminais com Apostila de Haia;
  • Requerimento para consulta do registo criminal português pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, apenas para maiores de 16 anos;
  • Comprovante de rendimentos que possibilitem a residência em Portugal. No caso de aposentados, é preciso apresentar documento comprovando o recebimento de aposentadoria e a declaração de Imposto de Renda;
  • Comprovante de alojamento em Portugal. Se ainda não tiver casa alugada ou comprada, poderá ser reserva de hotel ou carta convite de pessoa conhecida, legalmente residente em Portugal, que garanta o alojamento.

O visto para aposentados costuma ser autorizado em 60 dias. Mas, esse prazo varia de acordo com os documentos apresentados e o local onde ele foi solicitado.

Caso pretenda se mudar com a família, é possível solicitar o reagrupamento familiar. O processo pode ser realizado tanto no consulado brasileiro, quanto em Portugal. É preciso, porém, conseguir notificar o SEF e apresentar o deferimento do pedido de reagrupamento familiar.

Existe, ainda, a possibilidade de solicitar o reagrupamento familiar já estando em Portugal. Nesse caso, o processo é realizado após a entrada no país. O familiar deve entrar como turista, assim deve cumprir todas as exigências para entrada no país (Seguro viagem- que pode ser cotado aqui, comprovante de capacidade financeira, comprovante de alojamento). O prazo para apresentação ao SEF e início do processo é de 3 dias após entrada no país.

Para que o visto de residência como aposentado em Portugal seja aprovado, é preciso satisfazer alguns fatores mínimos, e um deles é o valor da aposentadoria por mês.
O valor mínimo varia de acordo com a quantidade de pessoas no agregado familiar que vai se candidatar para morar em Portugal. Mas no geral é preciso:

  • 1º adulto – 100% do salário-mínimo vigente;
  • 2º adulto – 50% do salário-mínimo vigente;
  • Cada criança – 30% do salário-mínimo vigente.

Entre as plataformas para receber a aposentadoria em Portugal, a que nos indicamos pode ser encontrada em: www.honigseguros.com.br/remessa

Uma vez tomada a decisão de viver em Portugal depois de se aposentar, é preciso comunicar a saída definitiva do país à Receita Federal. Isso porque essa medida vai impactar suas operações financeiras e evita o pagamento de impostos no país. Ou seja, você não paga imposto no Brasil e contribui em Portugal.
A comunicação da saída definitiva deve ser realizada entre a data efetiva da saída e o último dia útil de fevereiro do ano seguinte.

A saúde em Portugal certamente merece destaque. Apesar do sistema ser público, em Portugal o atendimento médico é pago. Além disso, uma consulta com um médico de família pode demorar meses para ser marcada e o atendimento em urgência, é como no Brasil, pode demorar horas.

Mesmo em Portugal, para ter uma boa qualidade de vida, a atenção a saúde é um aspecto muito importante. E para poder continuar tendo uma vida saudável a Fidelidade Seguros de Saúde oferece uma vasta oferta de cuidados para você sua família. Em todos os planos, você pode usufruir do serviço de Medicina Online que proporciona o acesso imediato, exclusivo e sem qualquer custo, a cuidados primários a partir de sua casa, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Contratando o Seguro de Saúde, você tem direito à saúde privada, cobrindo os seus gastos em hospitais particulares, de acordo com a cobertura que você contratou. Além do que, o Seguro de Saúde oferece outras coberturas que são importantes para quem vai viver em Portugal, como, por exemplo:

  • Check-up gratuito;
  • Internamento hospitalar;
  • Abulatório;
  • Estomatologia;
  • Terapêuticas não convencionais;
  • Próteses e ortóteses;
  • Saúde mental;
  • Extensão ao estrangeiro;
  • Doenças graves;
  • Medicina online;
  • Assistência clínica em viagem;
  • Rede de parcerias.

Os Planos foram feitos para ir ao encontro as suas preocupações e necessidades:

Multicare 1: Para quem se preocupa com situações de saúde excecionais, em particular com a eventual necessidade de Internamento Hospitalar, beneficiando de preços convencionados com os prestadores para os restantes cuidados de saúde.

Multicare 2: Para quem procura um seguro mais completo do que o Multicare 1, podendo aceder a um pacote de Consultas (programadas, de consultório) na Rede Multicare ou ter um capital para Consultas, Exames e Tratamentos (Ambulatório) dependendo do contratado. Caso seja contratado capital de Ambulatório, o seguro incluirá o Parto.

Multicare 3: Para quem pretenda uma proteção na saúde mais ampla e abrangente, ao nível de coberturas e capitais.

Todos os seguros ( Multicare 1 | 2 | 3 ) incluem ainda as seguintes coberturas:
Medicina Preventiva – Check-up sem custos adicionais e periódico ajustado à idade da Pessoa. Medicina Online – Serviços de apoio e aconselhamento remoto, sem custos adicionais, que visam a melhoria da saúde, incluindo Consultas de Medicina Geral e Familiar 24/7, Médico Assistente Online, Consultas de Especialidade, Avaliador de Sintomas, Segunda Opinião, Psicologia e serviços de Saúde Mental, serviços de Apoio Oncológico e serviços de Promoção de Vida Saudável.

Multicare Proteção Vital: é um seguro que disponibiliza uma cobertura específica para a doença oncológica com 1.000.000€ de capital por anuidade. Ideal para quem seja sensível ao tema da doença oncológica e que pretendam contratar uma proteção robusta para a sua saúde, ao nível dos capitais e coberturas.

E para pessoas com mais de 60 anos.​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​:

60+ ACTIVCARE 1

Solução mais adequada para quem pretende ter acesso a consultas, exames e tratamentos a preços vantajosos. Pode, ainda, subscrever a cobertura de Acesso à Rede de Estomatologia e Medicina Dentária.​

60+ ACTIVCARE 2

Uma proteção mais abrangente que disponibiliza consultas em consultório na Rede Multicare, Medicina Online, acesso às Redes de Consultas, Exames e Tratamentos, de Óticas e de Terapêuticas Não Convencionais​

60+ MULTICARE ​1

Um seguro que disponibiliza uma proteção básica em caso de doença, através de um capital de internamento e de um pacote de consultas com preço reduzido. Inclui, ainda, Medicina Online e check-up periódico sem custos adicionais.​

60+ MULTICARE 2

Para quem pretende uma proteção mais reforçada, através de um capital de internamento hospitalar mais elevado e de um capital para consultas, exames e tratamentos. Inclui, também, Medicina Online e check-up periódico sem custos adicionais, nas condições em cada momento em vigor.​

Você pode solicitar uma cotação do seguro saúde, clicando aqui.

Se você já está certo de que Portugal é o seu destino, conta para a gente como está o planejamento para a mudança! E boa sorte!

E caso tenha dúvidas, nos contate agora mesmo!

Whatsapp +351 912938044
Telefone +351 912938044
E-mail contato@lusiadasseguros.com

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.